O aparelho é utilizado durante a noite de sono. É feito através de uma moldagem da arcada dentária, confeccionando duas placas (superior e inferior) unidas entre sí. Essas placas avançam levemente queixo para frente desobstruindo a passagem do ar enquanto dorme.
Ah, e não se preocupe... Esse aparelho é super confortável e de fácil adaptação!
É necessário fazer um exame médico chamado Polissonografia. Esse exame consiste em dormir uma noite monitorado em uma clínica especializada. Dessa forma será possível saber se você tem apnéia, quantas paradas respiratórias por hora de sono você tem, definindo assim a gravidade do distúrbio.
A apnéia do sono é um distúrbio que provoca ronco e parada respiratória durante o sono. Essa parada respiratória pode acontecer por inúmeras vezes, o que define a gravidade da situação. Por ser incapaz de respirar, ocorrem despertares normalmente imperceptíveis - em que as vias respiratórias reabrem e permitem que a respiração volte ao normal. No entanto, por esse problema se repetir inúmeras vezes ao longo da noite, pode causar sérias complicações.
As paradas respiratórias durante o sono causam diminuição da oxigenação sanguínea. Caso você tenha algum problema de saúde relacionado a oxigenação do sangue, como exemplo a hipertensão, esse problema pode ser atenuado, podendo ser muito prejudicial.
- Ronco
- Sono agitado
- Sensação de sufocamento durante o sono
- Sensação que não dormiu o suficiente
- Dificuldade de concentração
- Perda de memória
- Dor de cabeça durante a manhã
- Vontade de urinar varias vezes durante a noite
Casos de apnéia em grau leve e moderado e ronco simples podem ser tratados utilizando aparelho intra-oral feito pelo dentista.
Apneia grave deve ser tratada pelo médico com o uso de um aparelho chamado CPAP. Porém, pacientes que não se adaptarem ao CPAP devem procurar o dentista para avaliar a possibilidade de minimizar os efeitos da apnéia através do aparelho intra-oral.
Nesses casos, o aparelho é indicado quando o seu ronco está atrapalhando seu relacionamento com outras pessoas. Caso você queira solucionar esse problema, o tratamento é recomendado.
É necessário que agende uma consulta para avaliarmos qual modelo de aparelho será mais indicado para seu caso! O ideal é que você já tenha feito a Polissonografia para que seja possível avaliar se realmente há indicação para o uso! Caso não saiba como e onde fazer o exame, também orientamos um médico qualificado para fazer.